top of page
  • Foto do escritorMarte Engenharia

XXIII SNPTEE - Constatações Técnicas

Atualizado: 25 de out. de 2018

Linhas de Transmissão e Subestações

O objetivo do SNPTEE é promover o intercâmbio de informações e de experiências técnicas e gerenciais entre empresas e entidades envolvidas na produção e transmissão de energia elétrica, permitindo o avanço na qualidade, produtividade e competitividade do setor elétrico nacional.


Dos debates realizados durante as sessões técnicas, importantes constatações foram selecionadas em cada grupo. A seguir apresentam-se a síntese das principais constatações:


GLT - GRUPO DE ESTUDOS DE LINHAS DE TRANSMISSÃO

  • A necessidade de aumento do carregamento das linhas em serviço tem levado a buscar soluções técnicas e de modelagem para viabilizar com segurança essa prática.

  • Incentivar a coleta de dados a partir do monitoramento dos empreendimentos já implantados, visando gerar banco de dados para análise futura.

  • Evidenciada a importância de soluções práticas para facilitar os trabalhos em linha viva.


GSE - GRUPO DE ESTUDOS DE SUBESTAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE ALTA TENSÃO

  • A adoção de soluções não convencionais (MTS ou GIS) em subestações da rede básica pode elevar a confiabilidade e reduzir o tempo de indisponibilidade dos componentes, além de poder reduzir prazos de implantação, apresentando custos de mesma ordem de grandeza que SEs convencionais.

  • Tornam-se necessárias a compatibilização das ações do MME e da ANEEL, referentes à implantação de melhorias e reforços em SEs e à indicação de final de vida útil de equipamentos baseada na análise do histórico de dados, bem como a priorização e análise das intervenções.

  • Necessidade de uma maior interação e definição de critérios de projeto para aterramento de sistema HVDC desde os estudos de planejamento.


A Marte Engenharia não poderia deixar de contribuir com mais um artigo, dessa vez sobre um Projeto Estrutural e Desafios Construtivos para Travessia do Rio Amazonas, com a participação dos nossos engenheiros Juliana Motta, Mariana Rechtman e Renata Jacob.



“O SNPTEE é um encontro de inteligências, representando todos os cantos do país e pensando o futuro do setor” Josias Araujo, presidente do Cigré
200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page